Em um momento de recuperação e estabilização econômica, a inovação em processos e produtos é essencial para o sucesso de um negócio, tanto para o empresariado que necessita crescer, quanto para o consumidor que começa a acessar novos produtos e serviços. E no mercado imobiliário não é diferente. Hoje, com um consumidor cada vez mais exigente e consciente das suas reais necessidades, é essencial investir em empreendimentos com sustentabilidade financeira, estruturas condominiais que gerem renda – como garagens em sistema de estacionamento rotativo, salas de reuniões locáveis, espaços de eventos, entre outras iniciativas colaborativas.

Image of sketches at workplace

É preciso estar ciente de que muitos espaços condominiais sofrem com a ociosidade. Então, por que não abrir alguns deles para que outras pessoas possam usufruir destas estruturas? Além de sustentável, é uma ação que pode reverter em recursos financeiros a favor do condomínio. Mas na realidade, sabemos que a maioria dos condomínios é resistente e não permite o uso de suas áreas por usuários externos. No entanto, já se percebe uma mudança neste comportamento.

Os novos empreendimentos, principalmente os comerciais, estão aí para mudar esta realidade e beneficiar compradores e usuários finais. Essas mudanças são positivas e agregam valor ao produto imobiliário. A ideia do compartilhamento, uso racional e econômico destas áreas está de acordo com uma forte tendência global.

 

Close-up of hands of a nurse typing on laptop

Empreendimentos para área de saúde – Participam também desta onda de mudanças de mercado os empreendimentos voltados à saúde. São projetos pensados para médicos, dentistas e profissionais da área. Eles contam com áreas específicas, como hall com espera para pacientes, recepção que pode prestar serviço de apoio aos consultórios e estruturas de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a RDC 50. São empreendimentos de nicho e que se apropriam da necessidade que há tempos estes profissionais estavam buscando. Esses imóveis oferecem aos investidores alta tendência de rentabilidade e liquidez independente do cenário econômico.

 

Diagnóstico preciso – A concepção e projeto desses novos empreendimentos devem primar pela qualificação, racionalização dos recursos, otimização do tempo dos usuários finais e serviços inteligentes que sejam facilitadores na operação do dia a dia do complexo. E para se chegar a tudo isso é preciso muito estudo, percepções, pesquisa e informações estatísticas sobre as potencialidades locais, necessidades específicas e desejos dos profissionais que desejam se instalar nesses complexos.  A Alphaplan Inteligência em Pesquisas conta uma equipe expert no assunto e ferramentas que conseguem inferir e diagnosticar essas singularidades nas diversas regiões do Brasil e nas mais variadas linhas de atuação do mercado imobiliário.